quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Especular na performance relativa entre dois índices

As minhas expectativas em relação ao rumo dos mercados europeus foram defraudadas depois do People´s Bank of China (PBOC) ter decidido baixar as taxas de juro nos depósitos a prazo a 1 ano em 25 pontos base (dos 3% para os 2,75%) e a taxa de empréstimo a 1 ano em 40 pontos base (dos 6% para os 5,60%),no passado dia 21 de Novembro.
Os índices europeus reagiram positivamente a estas notícias e à possibilidade do alargamento da compra de activos por parte do BCE e subiram em flecha, passando a negociar novamente acima da média móvel de 200 dias.
Apesar de ter sido stopado no trade curto que havia aberto em Ibex e de ter sido forçado a alterar a minha visão pessimista de curto prazo, não me parece que a acção recente do PBOC continue a alimentar as subidas nos índices como até agora. Até poderão continuar a subir, mas certamente suportados por outras razões. Na minha opinião estes cortes nas taxas não serão suficientes para provocar uma alteração nas dinâmicas de crescimento da economia chinesa, além de serem baixos (historicamente os cortes nas taxas são de 50 bps).
Neste momento, e depois de ter quebrado em alta a Ltd de médio prazo (azul), o Dax encontra-se muito perto de testar os máximos anuais nos 10.000/10.050 pontos. Este será o verdadeiro teste de força do Dax. É normal que possa haver alguma tomada de mais valias nesta zona mas será que após um pullback o Dax conseguirá estabelecer novos máximos anuais?
 
 
Já o Ibex quebrou a resistência dos 10.450/10.500 pontos, activando o nosso stop loss nos 10.510, mas ainda se encontra longe dos máximos anuais.
 
 
Conforme referi anteriormente, continuo bastante mais pessimista no Ibex e no Mib do que no Dax, por exemplo, e portanto irei agir de forma mais conservadora da próxima vez que entrar no mercado, fazendo hedging da minha posição.
 
O rácio Dax/Ibex encontra-se neste momento numa resistência nos 0,93/0,9350. Case quebre esta zona em alta poderemos ter uma oportunidade de trading interessante, ao especular que o Dax irá subir mais (ou descer menos) que o Ibex.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário