quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Death Cross no IBEX inverte a tendência de longo prazo

Depois de uma ausência prolongada é com agrado que vos posso dizer que recomeçarei a publicar diariamente no meu blog. Antes de passar ao que interessa, não quero deixar de agradecer a todos aqueles que me enviaram mensagens de incentivo durante este dois últimos meses e que me fizeram perceber que, de uma forma ou de outra, vos tenho ajudado a entenderam e se possível realizarem bons negócios neste apaixonante mundo dos mercados financeiros.
 
Quem costuma acompanhar os meus posts, certamente já tinha reparado que estava bastante pessimista no PSI-20. Os últimos três meses vieram demonstrar que não só o PSI-20 mas também os restantes índices europeus têm sido alvo de uma forte pressão vendedora.
 
Depois de um final de mês de Setembro e príncipio de Outubro marcadamente negativo para os índices europeus, assistimos a um movimento correctivo que já dura há um mês. Na minha opinião este movimento correctivo já terminou e deveremos voltar às quedas, motivadas pelo regresso do conflito entre a Rússia e a Ucrânia e pela multa de 4,4 milhões de USD aplicada a alguns bancos (como é o caso HSBC, Citi e JP Morgan) por alegada manipulação no mercado cambial.
 
Após uma análise exaustiva aos vários índices europeus, considero que o IBEX e o MIB são os mais vulneráveis neste momento. O IBEX activou um duplo topo no dia 15 de Outubro com um target teórico de 1225 pontos. O movimento correctivo levou o índice espanhol a negociar acima da base deste duplo topo, situada nos 9950 pontos.
 
O movimento correctivo levou o IBEX a testar os 61,8% de fibo, nível que ofereceu bastante resistência. Além disso, as médias móveis de 50 e 200 dias cruzaram em baixo, sinal técnico conhecido como "death cross" e que sinaliza a inversão da tendência primária. Já tinha iniciado uma posição curta a 10370 pontos no dia 3 de Nov. e aproveitei hoje para reforçar com nova posição curta a 10156 pontos com stop loss a 10510 e take profit a 8870 pontos.
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário