terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Contrarian Investing no Petróleo

Desde que quebrou o range de negociação em que negociou durante um ano, o brent caiu a pique desvalorizando mais de 35% em 4 meses. A contribuir para esta queda esteve, entre outros factores, a valorização do dólar norte-americano.

A queda do preço do barril de brent acelerou a semana passada à medida que decorria a reunião da OPEC em Viena e em que era cada vez mais provável que não houvesse nenhum corte na produção. Os hedge funds apressaram-se a tomar posições curtas especulativas enquanto decorria a reunião dos vários ministros dos países produtores de petróleo, levando o brent a testar mínimos de 2010 nos USD 68/70.


A abertura com gap em baixa da sessão dontem, foi aproveitada para tomada de mais valias de muitos desses hedge funds, acabando por ser formar uma vela de bullish engulfing pattern. O RSI também apresenta algumas divergências positivas.


Tendo consciência que estou a abrir uma posição contrária à tendência de queda, em todos os horizontes temporais, decidi abrir uma posição longa em brent a USD 71,10 com stop loss abaixo do mínimo da vela dontem nos USD 66,80 e take profit nos USD 82,80.

Chamo mais uma vez a atenção para o risco elevado desta posição mas muitas vezes abrir uma posição de compra quando todo o mundo já está vendido (e não há mais ninguém a querer vender) poderá ser uma boa estratégia.

Sem comentários:

Enviar um comentário