quinta-feira, 20 de novembro de 2014

O dólar poderá ser alvo de profit taking

Nas minutas da FOMC, divulgadas ontem, a maior parte dos membros da Fed acha que o abrandamento global irá ter um impacto limitado na economia americana e continuam apreensivos em relação ao ambiente deflacionário em que a economia americana continua mergulhada, muito devido à queda do preço do petróleo. Alguns membros também acharam por bem remover a expressão "considerable period" no que refere à distância entre o momento actual e o primeiro aumento na taxa de juro de referência.
 
Geralmente as minutas não trazem grandes alterações ao futuro da política monetária da Fed, com o mercado a continuar a acreditar que o primeiro aumento da taxa de juro será em Setembro de 2015. As atenções ficaram assim direccionadas para a última reunião da Fed deste ano em Dezembro e para os dados do CPI que foram divulgados hoje.
 
O CPI m/m saiu uma décima acima do esperado (Act. 0,0% vs Prev. -0,1%) e o core CPI m/m em linha com o esperado nos 0,2%.
 
O USDJPY tem sido comprado pelos hedge funds nas últimas três semanas, suportado pela antecipação das eleições no Japão para dia 21 de Dez., em que Shinzo Abe deverá reforçar a sua liderança. Apesar do trade parecer ter um só sentido, tudo o que sobe muito rápido cai ainda mais rápido e não admiraria de termos uma tomada de mais valias por parte de quem está comprado em dólares americanos.
 
 
Por outro lado, o GBPUSD encontra muito sobrevendido e, apesar da tendência primária ser de queda, o facto das minutas do BoE terem apontado para um aumento dos salários devido ao facto do mercado aboral estar bastante forte, poderá ser suficiente para despoletar um short covering.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário