quarta-feira, 7 de maio de 2014

Os mercados americanos poderão cair mais de 10%

Hoje foi mais um dia de quedas para o NASDAQ e para o Russel 2000, penalizado sobretudo pelo sector biotecnológico e pela falta de novidades apresentadas por Janet Yellen, relativas ao futuro da política monetária da Fed.
 
A pressionar o índice tecnológico esteve sobretudo o Twitter e a Tesla que apresentou resultados, após o fecho do mercado, de 731 milhões de dólares (acima do esperado que era 704,5 mln de USD). Ainda assim a expectativa era que os resultados saíssem ainda melhores de modo a compensar as recentes valorizações que a acção teve.
 
O índice Russell 2000, que mede a performance de 2000 small caps do mercado americano, este a negociar abaixo dos mínimos de Abril mas acabou por fechar praticamente inalterado.
 
Fazendo uma análise de mais longo prazo, o Russel 2000 encontra-se na onda 4 da onda 3 de Elliott de grau imediatamente anterior. Significa isto que, se a teoria se confirmar, poderemos assistir, nas próximas semanas, a uma vinda à zona dos 930 pontos, que coincide com uma linha de tendência ascendente que tem suportado todo o bull market do índice desde 2009. Esta queda equivaleria a mais de 10% de desvalorização.
 
Após esta correcção, poderá depois partir para novos máximos acima dos 1200 pontos.
 
 
A análise de mais curto prazo, em gráfico diário, vem reforçar a validade desta ideia, uma vez que o índice se encontra em fase de formação de um padrão de inversão de tendência em cabeça-e-ombros. A neckline deste padrão encontra-se no importante suporte dos 1100 pontos. Caso a pressão vendedora seja suficiente para quebrar este nível de preço já esta semana, poderemos assistir a um acelerar das quedas até aos 1060 pontos.
 
 
Nota: o meu agradecimento especial ao Tiago da Costa Cardoso pela disponibilização do análise semanal com base em ondas de Elliott

Sem comentários:

Enviar um comentário