quinta-feira, 29 de maio de 2014

O PSI-20 em ondas de Elliott

O PSI-20 fechou hoje nos 7067 pontos (-1,0%). O aparecimento de uma vela de bearish engulfing pattern vem confirmar a tendência de queda do índice nacional.
 
Tenho vindo a aperceber-me de um crescente interesse por ondas de Elliott e por isso resolvi aplicar esse método, ao índice da nossa praça, de modo a conseguir ter uma visão de mais longo prazo e do que podemos esperar para as próximas semanas.

 
Um ciclo completo é composto por 8 ondas (5 impulsivas e 3 correctivas) que poderão ser de maior ou menor grau. No gráfico acima, as ondas de grau superior são designadas por I, II, III, IV e V e as ondas de grau imediatamente inferior por 1, 2, 3, 4 e 5 e 1, 2, 3, 4 e 5, respectivamente.
 
Segundo a minha leitura, o PSI-20 terminou a onda 3 do ciclo de maior grau, que se iniciou em Junho de 2012, no início de Abril. Neste momento encontra-se na fase de formação da onda 4 (correctiva). As ondas correctivas poderão ser de vários tipos. Na minha opinião estamos perante uma onda correctiva em zig-zag, conforme a imagem abaixo.
 

A onda correctiva A será composta por 5 sub-ondas. A queda de hoje do PSI-20 parece confirmar o início da onda 5 da A. Este movimento deverá levar o PSI-20 até aos 6365 pontos, importante zona de suporte, coincidente com os mínimos anuais. Na zona dos 6365 pontos, o índice deverá encontrar pressão compradora e iniciar a onda B deste padrão em zig-zag.


Sem comentários:

Enviar um comentário