sexta-feira, 23 de maio de 2014

Indicador alemão de clima empresarial pressiona o EUR

O indicador alemão IFO de clima empresarial referente ao mês de Maio, divulgado esta manhã às 9h00 GMT, saiu nos 110,4, quando o consenso do mercado apontava para um valor de 111,0. Saiu também abaixo do valor do mês de Abril que era de 111,3. Ainda assim o clima empresarial permanece forte, apesar de ter sido abalado pela situação na Ucrânia e dados mais fracos que o esperado na zona euro.

Em reacção, o EUR perdeu força e o EURUSD quebrou a sua média móvel exponencial de 200 dias (preto), pela primeira vez desde Setembro de 2013, negociando agora no valor mais baixo desde Fevereiro deste ano.

Desde que Mario Draghi referiu, na última conferência de imprensa a 8 de Maio, a possibilidade de introdução de novas medidas de facilitismo monetário já na próxima reunião do BCE a 5 de Junho, o EURUSD já caiu 350 pips. Esta queda de 350 pips (apesar de tudo bastante modesta quando comparada com a subida de 2000 pips desde meados de 2012) só é justificada se o BCE cortar a taxa aplicável às principais operações de refinanciamento (main refinancing operations, MRO) e as taxas de depósito. Na minha opinião os cortes nestas duas taxas já estão descontados no preço.

Se por acaso o BCE não actuar como esperado, o preço a pagar pode ser bastante elevado. Nada está garantido e recordo que a implementação destas medidas mais dovish está dependente das projecções macro que o BCE apresentará.

Uma vez que não se irá realizar nenhuma reunião da FED em Maio (a próxima será dia 18 de Junho), o potencial de queda do EURUSD mantem-se, para já, rumo aos 1,35.
Na minha opinião, o EURUSD poderá ter uma forte reacção em alta no dia 5 de Junho e passo a explicar porquê:
  1. As quedas recentes já incorporam os cortes nas duas taxas referidas em epígrafe, pelo que mesmo que o BCE corte as taxas a 5 de Junho, poderemos assistir a um movimento de “vender no rumor e comprar na notícia”;
  2. Se o BCE desapontar o mercado, cortando apenas uma das taxas ou simplesmente não actuar, o EURUSD disparará em alta;
  3. O mercado começa a apresentar alguns sinais de sobrevenda.
A conclusão que eu retiro destas observações é que, ou o BCE surpreende o mercado com medidas adicionais, como por exemplo a suspensão do programa de esterilização de SMP, ou podemos assistir a uma valorização do EUR.
 
Ficarei atento a possíveis pontos de entrada, preferencialmente mais perto do dia 5 de Junho.
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário