domingo, 27 de abril de 2014

A queda do preço do ouro negro parece ser o mais provável

No dia 3 de Março o preço do barril de brent atingiu o máximo anual nos 111,23 USD / bbl, aquando da entrada das tropas russas na Crimeia.

Esta subida no preço reflectiu o receio dos investidores em relação a possíveis sanções que podiam vir a ser aplicadas à Rússia e que poderiam prejudicar as suas exportações de petróleo. Na minha opinião, este cenário continua a parecer-me bastante improvável já que ninguém na Europa quer que os preços elevados do petróleo condicionem a recuperação económica.

Duma perspectiva mais macro, a recente turbulência que se tem vivido nos mercados emergentes (responsáveis por quase 80% do aumento do consumo de petróleo em 2014) pode prejudicar o aumento da procura por petróleo.
Por outro lado, o lado da oferta mantem-se estável (mesmo apesar da actual situação na Ucrânia). No entanto, o aumento recente na produção dos EUA e do Iraque, poderá levar a uma revisão em alta da produção para 2014. Os EUA aumentaram a sua produção em +1,1 mb/d, o que fica claramente acima das expectativas, e a construção da plataforma petrolífera no Iraque avança sem atrasos, o que deverá impulsionar ainda mais a extracção do ouro negro.

Inicialmente esperava-se um défice de 0,5 mb/d para 2014. Este défice já está descontado no preço, pelo que uma revisão em alta da produção, cria uma oportunidade de venda no mercado petrolífero. Ainda para mais, se a Líbia aumentar permanentemente a sua oferta de petróleo acima de 1 mb/d e o Irão de 3 mb/d os preços poderão cair bem abaixo dos 100 USD.

Nas últimas semanas, o preço do barril de brent tem-se movido ao sabor dos desenvolvimentos na Líbia. No início do mês o governo líbio e os rebeldes chegaram a acordo quanto ao desbloqueio de dois grandes terminais petrolíferos (Zueitina e Hariga) o que faria duplicar a capacidade exportadora de petróleo do país. Em reacção, o barril de brent caiu 3 USD em dois dias. Entretanto, os problemas técnicos enfrentados pelos terminais de Zueutina e Hariga, que têm impedido o retomar da actividades de ambos, levaram o preço do brent a subir quase 5 dólares desde então.

O governo líbio espera que os rebeldes entreguem o controlo dos portos de RAS Lanuf e Es Sider dentro de um mês. A acontecer, a Líbia poderá atingir todo o seu potencial exportador nos próximos 2 meses, e o preço do brent deverá cair para valores inferiores a 100 USD.

O que nos diz a Análise Técnica?

Desde o final do Verão do ano passado, que o preço do barril de brent lateraliza num range de 9 USD entre os 103,70 e os 112,70 USD. Esta lateralização nos preços constitui uma boa oportunidade de trading para os investidores de mais curto prazo: comprar junto ao limite inferior e shortar junto ao limite superior.

De momento estou de fora mas a pensar abrir uma posição curta junto dos 112,70 USD para manter durantes algumas semanas.

Como referi anteriormente, a chegada a um acordo de longo prazo entre os rebeldes e governo líbio, poderá ser o rastilho necessário a uma quebra em baixa, deste rectângulo de lateralização, rumo aos 100 USD por barril.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário