terça-feira, 11 de março de 2014

Análise ao S&P500

As últimas semanas têm sido bastante proveitosas para quem está exposto ao mercado accionista americano. A pressão compradora nos índices americanos continua bastante forte, ao contrário dos europeus que se encontram em consolidação há várias semanas e dos emergentes que têm caído bastante.
 
A análise de hoje é sobre o índice americano S&P500, que agrega as 500 maiores empresas americanas em termos de capitalização bolsista.
 
A meu ver o potencial de subida no curto prazo é limitado, quer por razões geopolíticas, quer pelo fraco crescimento a nível mundial, quer pelo tapering iniciado pela Reserva Federal Norte Americana, entre outros factores.
 
Do ponto de vista técnico, o S&P500 encontra-se a negociar num canal ascendente de médio a prazo (a azul no gráfico). A detecção atempada deste tipo de padrões técnicos, gera boas oportunidades de trading (shortar junto do limite superior e alongar junto do limte inferior). Neste momento, o índice está a testar o limite inferior deste canal, podendo oferecer um bom ponto de entrada longa ou, em caso de quebra em baixa, de entrada curta no índice. Se reagir em alta nesta zona, poderemos esperar um teste aos máximos anuais nos 1888 pontos. Caso contrário, a sua quebra poderá levar o índice a testar a sua zona de suporte nos 1850 pontos ou 1830 (média móvel simples de 50 dias).
 
 
Correlação inversa entre o VIX e o S&P500 em 80% das vezes
 
O VIX é um índice (calculado pela Chicago Board Options Exchange) que mede a volatilidade implícita do S&P500, ou seja, a expectativa do mercado em relação à volatilidade do índice S&P500 para um período de 30 dias. O índice é medido em termos percentuais. Por exemplo, se o VIX estiver a 15%, significa que a espectativa anualizada do mercado é que haja uma variação do S&P500 de 15% durante os próximos 30 dias; daqui, podemos inferir que os mercados de opções esperam que o índice S&P500 suba ou desca 15%/√12 = 4,33% durante os próximos 30 dias.
O gráfico abaixo mostra a relação entre o S&P500 e o VIX durante todo o ano de 2013 e princípio de 2014, numa base diária. A sua análise permitiu concluir que o VIX se movimenta na direcção oposta ao S&P500 em 80% das vezes, ou seja, quando o VIX está em máximos o S&P está em mínimos relativos e vice-versa.
 
Neste momento, o VIX encontra-se perto dum suporte importante nos 13,50 e com potencial de subir até aos 16,75. Uma ida à zona de resistência dos 16,75, significa que os investidores estão a comprar voltatilidade, fazendo hedging dos seus portfólios face a uma eventual queda do S&P500 e, por arraste, dos principais índices a nível mundial.
 
 
 
Nas próximas sessões, deveremos monitorizar o comportamento do VIX e atentar ao comportamento do S&P500 no limite inferior do canal ascendente em que negoceia.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário